Nossos Serviços

MANUTENÇÃO

A SIGMA conta com uma excelente estrutura para a manutenção de transformadores de distribuição e força. Os equipamentos recebidos para conserto passam por criteriosa avaliação para identificar a causa da avaria. Tais informações são repassadas para o cliente para que o mesmo avalie e autorize a manutenção.

Os equipamentos recebem o tratamento adequado para que operem de acordo com a norma vigente. Caso necessário, o mesmo é reprojetado para atender as especificações necessárias.

O tanque do transformador também passa por criteriosa avaliação, verificando pontos de vazamento, ferrugens e outras avarias. Todos os tanques recebem o adequado tratamento para retirar as impurezas e ferrugens da superfície, para isso, é utilizado um moderno processo de jateamento com granalha de aço. A seguir, é realizada a pintura interna e externa do tanque, conforme especificação do cliente. Caso o tanque não possua condições de uso, o mesmo é substituído por um tanque novo.

O óleo do transformador passa primeiramente por uma triagem. Em seguida uma amostra de óleo é encaminhada para análise de PCB. O óleo aprovado segue para o processo de regeneração para que o mesmo recupere suas características de pureza e isolação. Após este processo são realizadas outras análises para garantir que o óleo possua as condições ideais de operação. 


A parte ativa do transformador passa por um processo de secagem em estufa com temperatura controlada, a fim de retirar toda a umidade contida na mesma. É utilizado um megôhmetro de alta precisão para verificar e garantir a isolação necessária.

A inserção do óleo isolante é realizada em câmara de vácuo, o que facilita a penetração de óleo na parte ativa do transformador, pois retira microbolhas de ar que ficam presas nas bobinas, e que podem causar descargas parciais ao se ionizarem durante o ensaio de tensão aplicada. O vácuo tende a reduzir a umidade do ar antes de fazer o enchimento do transformador.

Todos os transformadores passam pelos ensaios de rotina relacionados abaixo. Os ensaios acompanham o equipamento.


•Resistência dos enrolamentos;

•Resistência de isolamento; 

•Polaridade; 

•Relação de transformação; 

•Corrente de excitação e perdas em vazio; 

•Tensão de curto circuito e perdas em carga; 

•Tensão aplicada AT e BT;

•Tensão induzida;

•Estanqueidade e resistência a pressão;

•Ensaios de rotina no óleo isolante, teor de PCB e enxofre corrosivo.

©2018 - Sigma Transformadores - Av. das Indústrias, 45, Bairro Industrial II, Lagoa Vermelha/RS. Todos os direitos reservados.
Multiverso Design